Blog: Subluxação Vertebral

Subluxação Vertebral

A subluxação pode influenciar a integridade neural e biomecânica do corpo

Desde os primeiros momentos de vida podemos ser submetidos a posturas inadequadas, pequenos traumas e hábitos que prejudicam nossa coluna, ocasionando assim ao longo do tempo disfunções articulares, que nós, quiropraxistas, chamamos de subluxação vertebral.

Saiba mais sobre o que são as subluxações vertebrais, como pode causar interferências no seu corpo e como a quiropraxia pode ajudá-lo!
 

Definição

Para o quiropraxista, o termo subluxação vertebral é definido como um segmento no qual se observa a presença de alteração no alinhamento vertebral, diminuição na amplitude do movimento e na função fisiológica da articulação, embora o contato entre superfícies articulares continue intacto.
 

Quais os efeitos?

Ela pode influenciar a integridade neural e biomecânica do corpo. O desalinhamento articular, apesar de milimétrico diminui o orifício por onde o nervo passa, irritando, comprimindo e machucando os nervos.

Os efeitos são abrangentes e podem ser divididos em cinco categorias:

  • Cinesiopatia: Perda de posicionamento vertebral normal e do movimento articular, provocando redução do fluxo de nutrientes para os discos intervertebrais e compensações musculares e posturais.
  • Miopatia: Impróprio ou inadequado funcionamento muscular, com alterações no equilíbrio e grau de tensão-relaxamento dos músculos.
  • Neurofisiopatia: Irritação ou lesão de raízes nervosas espinhais pela compressão, estiramento ou, mais comumente, pela irritação química de estruturas próximas a coluna espinhal. Talvez o pior de todos os efeitos, pois pode afetar o funcionamento de qualquer órgão ou sistema do corpo.
  • Histopatia: Alterações patológicas que ocorrem nos tecidos, como inflamação, fibrose e aderências dos músculos da coluna vertebral e os ligamentos, bem como a desidratação e degeneração dos discos intervertebrais.
  • Artropatia: Refere-se ao processo de degeneração articular (osteoartrose). Ao desalinhar, a articulação adquire atrito ao movimentar-se. Este atrito ao longo dos anos provoca o desgaste da superfície articular e do disco intervertebral.
     

Como é feita a correção?

O trabalho do quiropraxista é remover as subluxações, e para corrigi-las, estes possuem diversas técnicas que variam de método. Em geral, o termo para as manobras que corrigem as subluxações vertebrais é o ajuste articular.

Removendo as subluxações articulares e devolvendo o bom funcionamento biomecânico há um alívio dos sintomas, remissão da dor e, principalmente, o bom posicionamento articular que garante ao paciente uma coluna mais saudável, com adequado funcionamento muscular, prevenção da degeneração articular, redução da pressão intervertebral e comunicação eficaz entre o cérebro e o corpo.

 

Exemplo Subluxação 1

Exemplo Subluxação 2

 

Exemplo Subluxação 3

 

Exemplo Subluxação 4

 

Exemplo Subluxação 5