Blog: Tensão Lombar

Tensão Lombar

Você sabe o que é tensão lombar e o que pode causa-la?

 

A tensão lombar é uma dor aguda causada por danos nos músculos e ligamentos das costas. É muitas vezes referido como um músculo puxado. As costas são sustentadas por um grupo grande e complexo de músculos que sustentam a coluna, incluindo os músculos extensores, flexores e oblíquos. Os tecidos moles que cercam a coluna permitem flexionar os movimentos de avanço, elevação, arqueamento e torção.

A tensão ocorre quando um músculo das costas está sobrecarregado ou rasgado, o que danifica as fibras musculares. Quando um dos ligamentos nas costas se rasga, é referido como entorse.

Movimentos que colocam estresse nas costas podem resultar em músculos puxados. Por exemplo, levantar um objeto pesado, torcer-se ao levantar, cair ou praticar algum esporte pode causar tensão muscular lombar.

Os sintomas incluem início súbito de dor, dor localizada que não irradia para a perna e sensibilidade na parte inferior das costas.

A tensão muscular pode ser acompanhada por espasmos musculares, enquanto o corpo tenta estabilizar a lesão.

A dor aguda de uma lombalgia pode se resolver em um curto período de tempo, mas baixos níveis de dor ou surtos podem continuar por semanas ou meses após a lesão inicial. Após duas semanas, os músculos das costas podem atrofiar por falta de uso e causar mais dor.

Existem muitas opções de tratamento para a tensão lombar, incluindo o exercício, que impedirá a atrofia. Para mais informações, entre em contato com a gente!