Blog: Lesão em Chicote

Lesão em Chicote

Os sintomas da síndrome do chicote não aparecem obrigatoriamente no ato do trauma, mas sim algumas horas ou dias após o trauma.

A lesão em chicote, também conhecida como “síndrome do chicote”, é um tipo de lesão traumática que ocorre quando a cabeça é repentinamente projetada para trás e para frente, aparentando o movimento de um chicote.

Em casos mais graves, pode ocorrer danos nos discos intervertebrais, provocando então os sintomas de uma hérnia de disco com ou sem comprometimento neurológico.

 

 

Como é o Tratamento?

Quando o paciente apresenta os sintomas da lesão, é fundamental que o especialista avalie clinicamente e, se necessário, recorra a exames laboratoriais a fim de identificar a gravidade da lesão.

Nos casos em que não houve fratura ou lesões importantes do disco intervertebral, o tratamento é simples e apresenta excelentes resultados nas modalidades terapêuticas conservadoras. O tratamento quiroprático enfatiza a restauração da mecânica das estruturas da coluna cervical, diminuindo então os quadros inflamatórios que provocam a dor e a rigidez muscular do pescoço e ombros.