Blog: Hérnia de Disco Lombar

Hérnia de Disco Lombar

A hérnia de disco pode ser assintomática, ou então provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante

Segundo o IBGE, a Hérnia de Disco atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros.

O disco vertebral consiste de duas partes principais: o núcleo pulposo gelatinoso, no centro do disco, e as camadas mais externas, coletivamente chamadas de anel fibroso. Esses dois componentes facilitam o movimento da coluna e fornecem suporte para as vértebras.

A degeneração do disco ou o trauma podem causar a herniação do núcleo através das camadas enfraquecidas do disco externo e o vazamento do ânulo fibroso para o canal espinhal.

 

 

No caso de uma hérnia de disco lombar, o ponto fraco no ânulo fibroso está diretamente sob a raiz nervosa espinhal, portanto a herniação nessa área pode exercer pressão direta sobre o nervo.

A raiz do nervo se estende para baixo da perna, e qualquer tipo de compressão ou pressão no nervo na parte inferior da coluna pode causar dor, dormência, formigamento ou fraqueza ao longo do trajeto do nervo até a perna. No entanto, muitas pessoas têm mostrado hérnia de disco em exames de ressonância magnética e ainda não têm dor associada, por isso nem todos os discos herniados causam sintomas.

Conheça nossa clínica de quiropraxia e terapias orientais em Curitiba e nossos tratamentos sem o uso de cirurgias ou medicamentos pesados.