Blog: Entendendo melhor a Escoliose

Entendendo melhor a Escoliose

O que é escoliose, quais são os sintomas e qual pode ser o tratamento mais adequado

Muito bom receber depoimentos como o do pai do nosso pequeno paciente Luigi, que através de nossos tratamentos está melhorando muito. Pensando nisso, resolvi escrever um resumo breve explicando o que é a Escoliose, e como a Quiropraxia pode ajudar no tratamento.

O que é a Escoliose

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para os lados, resultando em um formato parecido com a letra “C” ou com a letra "S". Além deste desvio lateral, pode ocorrer que as vértebras rotacionem, e quando isto acontece, é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade (corcunda) na região das costas.

Existem 3 tipos de escoliose: Idiopática (causa desconhecida), Neuromuscular (paralisia cerebral, poliomielite etc.) ou Congênita (adquirido no nascimento onde há falha na formação da coluna).

O diagnóstico de escoliose é feito pelo exame clínico e pela radiografia (raio-x) da coluna vertebral, e nem sempre causa dores no paciente. Epidemiologicamente, a escoliose pode ocorrer mais em mulheres do que em homens, e pode ou não apresentar deformidades nas estruturas ósseas e cartilaginosas da coluna vertebral.

Quais os Sintomas?

A escoliose é uma desordem deformante, onde nota-se diferença nos níveis tensionais dos músculos estabilizadores da coluna vertebral, alteração na altura dos ombros e, em alguns casos, um formato de “corcunda” nas costas ocasionado pela rotação das vértebras que alteram a posição da costela, e consequentemente, um lado das costas fica mais elevado do que a outra.

Sintomas de dor podem ocorrer nos pacientes portadores de escoliose, porém não é regra. Estudos relacionam a dor como um sintoma secundário da escoliose que surge devido aos hábitos posturais e esforço físico incorreto.

Como é o Tratamento para Escoliose?

No tratamento com quiropraxia, o profissional irá focar na relação do sistema nervoso com a coluna, restaurando a sua função.

As manobras realizadas pelo profissional da quiropraxia visam estabilizar o crescimento da doença, retardando ou interrompendo sua evolução.

A sessão de quiropraxia alinha a coluna e devolve a mobilidade perdida com o agravamento da doença.

Os ajustes quiropráticos impedem, portanto, que a curvatura da coluna aumente seu grau de desvio, estabilizando a patologia e trazendo maior qualidade de vida aos acometidos pela escoliose.

Para que o resultado deste tratamento de escoliose com quiropraxia dê certo, é necessário que a musculatura do paciente seja relaxada, a fim de que as vértebras sejam recolocadas no lugar.

Também é preciso que haja uma sintonia com os exercícios posteriores ao tratamento, que irão garantir sua eficiência.

Em nossa clínica, você não é tratado apenas com a Quiropraxia, mas também utilizamos terapias orientais, que potencializam o tratamento.

Além disso, nossos tratamentos não envolvem nenhum tipo de cirurgia ou medicamentos pesados.