Blog: Será que minhas dores na Coluna, podem estar associadas ao meu vício no Tabagismo?

Será que minhas dores na Coluna, podem estar associadas ao meu vício no Tabagismo?

O Fumo causa Dor Lombar?

 

O estudo sobre tabagismo e dor lombar, que examinou prospectivamente 1.337 médicos que se formaram na Universidade Johns Hopkins entre 1948 e 1964, acompanhou alguns participantes por mais de 50 anos.

Os pesquisadores descobriram que a história de tabagismo, hipertensão e doença arterial coronariana - todos fatores de risco para aterosclerose, ou oclusão das artérias - foram significativamente associados ao desenvolvimento de lombalgia.

Esses mesmos fatores de risco, juntamente com níveis anormalmente elevados de colesterol no sangue, também foram significativamente associados ao desenvolvimento de espondilose lombar. Os resultados fornecem suporte para a hipótese de que a aterosclerose provoca dor lombar e distúrbios degenerativos dos discos intervertebrais.
Resultados do estudo sobre tabagismo e lombalgia.

Os resultados do estudo, que foram relatados na reunião anual de 2001 da Associação Americana de Cirurgiões Ortopédicos em São Francisco, corroboram a teoria de que o mecanismo da lesão na dor lombar é um dano às estruturas vasculares dos discos e articulações.

O estudo concluiu que o desenvolvimento da lombalgia foi significativamente associado à história de tabagismo e hipertensão, e o desenvolvimento de espondilose lombar foi significativamente associado à história de tabagismo, hipertensão e colesterol alto.

SAIBA MAIS SOBRE DORES E TRATAMENTOS