Blog: Acupuntura: um tratamento antigo para um problema atual

Acupuntura: um tratamento antigo para um problema atual

São mais de 2500 anos de utilização da acupuntura dentro da medicina chinesa

A acupuntura é amplamente entendida como uma opção de tratamento não tradicional (não é uma parte tradicional da medicina ocidental) para dor nas costas ou dor no pescoço. Embora a acupuntura frequentemente não seja a primeira linha de tratamento buscada para a maioria dos problemas de coluna ou pescoço, um número crescente de pacientes, assim como médicos e outros profissionais de saúde, estão utilizando a acupuntura como meio de reduzir a dor no pescoço e nas costas.

 

 

A acupuntura é uma forma de medicina chinesa utilizada há pelo menos 2.500 anos. A premissa geral da acupuntura é que o corpo contém padrões de fluxo de energia. A energia vital ou força vital do corpo é referida como QI, e o fluxo adequado de QI é considerado necessário para manter a saúde.

A teoria da acupuntura é que existem mais de 2.000 pontos no corpo humano que se conectam com 20 caminhos (meridianos). Esses caminhos conduzem o QI por todo o corpo. Com a acupuntura, agulhas metálicas finas são inseridas em combinações específicas desses 2.000 pontos na tentativa de corrigir e/ou manter um fluxo normal de QI.