Blog: O que é escoliose e quais seus principais sintomas?

O que é escoliose e quais seus principais sintomas?

Provavelmente você já assistiu o Corcunda de Notre Dame, agora conheça o significado deste desvio da coluna

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para os lados, resultando em um formato parecido com a letra “C” ou com a letra “S”. Além deste desvio lateral, pode ocorrer que as vértebras rotacionem, e quando isto acontece é muito comum encontrarmos uma espécie de gibosidade (corcunda) na região das costas.

A escoliose é classificada em 3 tipos: Idiopática (causa desconhecida), Neuromuscular (paralisia cerebral, poliomielite etc.) ou Congênita (adquirida no nascimento, onde há falha na formação da coluna).

O diagnóstico de escoliose é feito pelo exame clínico e pela radiografia (raio-x) da coluna vertebral. E nem sempre causa dores no paciente. Epidemiologicamente, a escoliose pode ocorrer mais em mulheres do que em homens, e pode ou não apresentar deformidades nas estruturas ósseas e cartilaginosas da coluna vertebral.

Quais os Sintomas?

A escoliose é uma desordem deformante, onde nota-se diferença nos níveis tensionais dos músculos estabilizadores da coluna vertebral, alteração na altura dos ombros e, em alguns casos, um formato de “corcunda” na região das costas, ocasionado pela rotação das vértebras que alteram a posição da costela e, consequentemente, um lado das costas fica mais elevado do que o outro.
Sintomas de dor podem ocorrer nos pacientes portadores de escoliose, porém não é regra. Estudos relacionam a dor como um sintoma secundário da escoliose, que surge devido aos hábitos posturais e esforço físico incorreto.

Como é o Tratamento?

O tratamento da escoliose depende de diversos fatores, são eles: idade do paciente, flexibilidade da coluna, gravidade da curva e a causa que levou à escoliose. As formas de tratamento são geralmente conservadores, e envolvem a utilização de coletes, adaptação de palmilhas, trabalhos de fortalecimento e alongamento de músculos e técnicas de Quiropraxia que restaurem o movimento das articulações da coluna vertebral, evitando quadros tensionais e processos inflamatórios por sobrecarga.